Infraestrutura logística




Modal Rodoviário

Extensão:
 Bom/Ótimo 15,8% 
 Regular 46,3% 
 Ruim/Péssimo 37,9%












Volume:











Rodovias da Paraíba:

BR-101
Extensão:128 km
Origem/Destino: Começa em na divisa do Rio Grande do Norte com a Paraíba e termina na divisa do Rio Grande do Norte com Pernambuco
Por onde passa: Mamanguape, Bayeux, Toalia, Conde

BR-104
Extensão:198,8 km
Origem/Destino: Começa em Nova Floresta, na divisa do Rio Grande do Norte com a Paraíba, e termina em Riacho Santo Antônio, na divisa do Rio Grande do Norte com Pernambuco
Por onde passa: Cuité, Jacú, Barra de Santa Rosa, Remígio, Esperança, Lagoa Seca, Campina Grande, Queimadas, Aroeiras, Barra de Santana

BR-110
Extensão:192,3 km
Origem/Destino: Começa em Nova Floresta, na divisa do Rio Grande do Norte com a Paraíba, e termina em Monteiro
Por onde passa: Breo da Cruz, São Bento, Santa Gertrudes, São José de Espinhara, Patos, São José do Bonfim, Teixeira, Ouro Velhor, Prata

BR-230
Extensão: 516,7km
Origem/Destino: Começa em Cabedelo e termina em Bom Jesus
Por onde passa: João Pessoa, Caja, Juarez Távora, Galante, Campina Grande, Puxinana, Pocinhos, Farinha, Soledade, Juazeirinho, Assunção, Junco do Seridó, Santa Luzia, Várzea, São Mamede, Quixaba, Patos, São José de Espinharas, Malta, Condado, São Bentinho, Pombal, Catolé do Rocha, Aparecida, Sousa, São Gonçalo, Marizópolis, Engenheiro Ávidos, Cajazeiras, São José das Piranhas, Cachoeira dos Índios

BR-316
Extensão:192,3 km
Origem/Destino: Começa em Patos e termina em Conceição
Por onde passa: Emas, Olho D'Agua, Piancó, Coremas,Aguiar, Itaporanga, Boa Ventura, Curral Velho, Diamante, Santa de Mangabeira, Ibiara

BR-405
Extensão: 52 km
Origem/Destino: Começa em Uiraúna e termina em Marizópolos
Por onde passa: São Jão do Rio do Peixe

BR-408
Extensão: 83,8 km
Origem/Destino: Começa em Campina Grande e termina em Ibiranga
Por onde passa: Ingá, Itacoatiara, Mogeiro, Itabaiana, Juripiranga

BR-412
Extensão: 145,7km
Origem/Destino: Começa em Farinha e termina em Monteiro
Por onde passa: Boa Vista, São João do Cariri, Sumé

BR- 426
Extensão: 158,4km
Origem/Destino: Começa em São Bentinho e termina em Princesa Isabel
Por onde passa: Cajazeirinhas, Coremas, Pianco, Santana dos Garrotes, Nova Olinda, Tavares

BR-427
Extensão: 33km
Origem/Destino: Começa na divisa da Paraíba com o Rio Grande do Norte e termina em Tanques, na divisa com o Ceará
Por onde passa: Pombal, Uiraúna, Santarém
Fonte: Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes)


Modal Ferroviário
Extensão:



A bitola adotada na PB é a "métrica" (1.000 mm).
A bitola utilizada na transnordestina que ligará o porto de Pecém ao porto de Suape é a "larga" (1.600 mm).

Terminais Intermodais:



Gargalos impedem crescimento

Há várias explicações para o malogro da privatização. As locomotivas mais novas da CFN têm 46 anos, quando o tempo útil deste tipo de equipamento é de 50 anos.
Também circulam locomotivas com mais de cinco décadas e sem manutenção. Já com relação aos vagões, 70% estão em ruínas.
Os técnicos frisam, por exemplo, que a situação da malha ao ser privatizada não era boa, embora o Governo Federal tivesse feito um investimento de cerca de R$ 50 milhões para melhorar o estado da ferrovia um pouco antes de passar para a concessionária.
Segundo especialistas do setor, esses recursos não foram suficientes e a malha continuou sucateada. O Nordeste recebeu menos investimentos em ferrovia do que o resto do País. Para se ter noção da situação, os trilhos começaram a ser implantados por aqui em 1856, mas somente em 1956 a ferrovia nordestina recebeu investimento, se expandindo e chegando até a localidade de Porto Real do Colégio, perto da divisa entre Sergipe e Alagoas.
A impressão é que o Governo Federal da época de certo modo “empurrou” a Malha Nordeste para a iniciativa privada com a finalidade de se livrar de um grande problema. Isto torna a Malha Nordeste cada vez mais inviável para o transporte de cargas pela região.




Modal Marítimo
Porto de Cabedelo

Administradora do Porto:
Companhia Docas da Paraíba.

Localização:
Situa-se na margem direita do estuário do rio Paraíba do Norte, em frente à Ilha da Restinga, na parte noroeste da cidade de Cabedelo, e é vizinho ao Forte de Santa Catarina.

Homepage:

Acesso ao Porto de Cabedelo:


Rodoviário – pela rodovia federal BR-230, integrada
à BR-101 na periferia de João Pessoa, que dista 
do porto 18 km e que permite a ligação com toda a malha rodoviária federal do país.


Ferroviário – o porto é servido pela antiga Companhia Ferroviária do Nordeste (CFN), malha Nordeste,
agora Transnordestina.


Fluvial – pelo rio Paraíba do Norte, apresentando condições de navegabilidade para embarcações com 
calado máximo de 6 m. Somente trafegam pequenas embarcações a montante do porto, não influindo no 
volume das cargas movimentadas.


Marítimo – a barra, na entrada do estuário do rio Paraíba do Norte, tem largura de 200 m e profundidade de 
9,14 m. O canal de acesso possui extensão total de 5,5 km, largura mínima de 120 m e profundidade de 9,14 
m. Em meados de 2011 a profundidade está prevista para 11 metros com o término dos serviços de 
dragagem.

O cais acostável, com 602 m de extensão, é dividido em três trechos:
  • Envolvimento, com três berços.
  • Aplicação, com dois berços.
  • Fechamento, com um berço.

O porto possui também uma rampa para atracação de navios roll-on-roll-off. As profundidades no local variam de 6m a 9m.

O porto dispõe de sete armazéns, sendo quatro para carga geral, num total de 9.000m², três para granéis sólidos, com área somando 6.000 m², e um frigorífico, desativado, com 2.000 m² para 1.500 t. 9 pátios de estocagem , sendo 2 cobertos, compondo 1.310m² e destinados a carga geral, e os outros 7, a céu aberto, para minério, carvão e Porto de Cabedelo m² e destinados a carga geral, e os outros 7, a céu aberto, para minério, carvão e contêineres, totalizando 18.500 m².

No porto existem instalações do setor privado, compreendendo dois silos de propriedade da Refinações de Milho Brasil (RMB), que recebem milho, com uma capacidade total de 5.000 t, e 50 tanques, pertencentes a diversas empresas distribuidoras de álcool e derivados de petróleo, totalizando 61.612 t de capacidade. As empresas são: Esso Brasileira Petróleo S.A., Petrobrás Distribuidora S.A., Norte Gás Butano Ltda., IAT – Companhia de Comércio Exterior, Companhia de Óleos Vegetais do Brasil (Convebras), Terminais de Armazenagem de Cabedelo Ltda. (Tecab).


  • Em 2002, o porto de Cabedelo movimentou, no cais público, 930.264 toneladas de cargas. Das quais: granéis sólidos 476.685t, granéis líquidos 404.062t e carga geral 49.517t.
  • O porto de Suape 10 braços mecânicos para embarque e desembarque de granéis líquidos, sendo 5 em cada berço, com capacidade de 1.000 m³/h cada um.


Modal Aeroviário

Aeroporto Internacional Presidente Castro Pinto 
Localiza-se na cidade de Bayeux, Região Metropolitana de João Pessoa, no estado da Paraíba.
Distante oito quilômetros do centro de João Pessoa, seu acesso se dá através da BR-230 (região das praias) ou da Via Oeste (centro da cidade). Sua localização é privilegiada com relação a obstáculos por abranger terrenos situados em um altiplano de cotas hidrográficas em torno de 65 metros e estar suficientemente afastado das áreas urbanas ou de grande expansão imobiliária.
A ocupação do solo nas imediações apresenta baixa densidade demográfica e grandes espaços vazios; os empreendimentos existentes são industriais de porte médio e as residências são do tipo casa de campo. Não há acidentes geográficos de grande porte e as edificações baixas não constituem obstáculos às operações aéreas.
Em uma área de 8 947,72 metros quadrados, o atual Terminal de Passageiros dispõe de dois pavimentos, jardins e amplo estacionamento de veículos. Salas de embarque e desembarque, saguão, balcões para recebimento e entrega de bagagens, guarda-volumes, guichês para companhias aéreas, lanchonete/restaurante, box para informações turísticas, lojas, locadoras de veículos, serviços de taxi e estacionamento privativo.
O aeroporto ainda não dispõe de pontes de embarque (fingers), o que causa desconforto no transito dos passageiros até as aeronaves em dias de chuva.

Aeroporto de Cajazeiras
É um aeroporto brasileiro situado na cidade de Cajazeiras, Paraíba. O novo aeroporto de Cajazeiras está localizado a cerca de cinco quilômetros da BR-230, por trás do posto da Polícia Rodoviária Federal, na saída para o estado do Ceará. Com a construção, terrenos próximos estão supervalorizados. O segmento empresarial da região aguarda pela obra há décadas. Com a liberação para pouso e decolagem, o aeroporto de Cajazeiras permitirá o crescimento do pólo educacional da região, além de servir para escoar a produção de cultura da região, desenvolver o turismo e encurtar distâncias.
O estado deve investir na obra de recuperação R$ 3 323 014,85. Deste total, cerca de R$ 2 milhões serão aplicados através de licitação.

A pista de pouso e decolagem do aeroporto terá 1 600 m de comprimento por 30 m de largura, com 10 m de cada lado para área de escape.
O Aeroporto de Cajazeiras Após ser totalmente reformado, não só a cidade de Cajazeiras irá se beneficiar mas também todas as cidades vizinhas. Antes quem pretendia viajar de avião para as cidades capitais do Sudeste , do Sul, do Centro-Oeste, do Norte e cidades como Recife, João Pessoa, Natal e Fortaleza por exemplo só teriam como escolha o meio rodoviário.
A partir de 2011 os moradores de Cajazeiras e cidades vizinhas irão poder contar com um meio aéreo e poderão ir a qualquer lugar do Nordeste ou Brasil muito mais rápido. A NOAR Linhas Aéreas empresa que irá operar no Aeroporto fechou um acordo codeshare com a Gol Linhas Aéreas, que na prática os passageiros poderão adquirir passagens aéreas saido do Aeroporto de Cajazeiras para diversas cidades do Brasil.