Obras/PAC

Segundo informações da União, o orçamento inicial previsto para investimento em infraestrutura no estado da Paraíba é de 1,5 bilhão, onde 11% desse total foi investido.



PAC na Paraíba
Município
Modalidade 
Programa
Nome da intervenção 
Objeto 
Campina Grande
Urbanização
PPI-PAC
Linea Férrea Araxá 
Remoção total da favela Araxá / Linha ferrea Araxá 
Campina Grande
Urbanização
PPI-PAC
Bodocongó
Urbanização de assentamentos precários.
João Pessoa
Urbanização
PRO-MORADIA 
Rio Sanhauá - bairros Alto do Mateus, Ilha do Bispo 
Urbanização da zona ribeirinha do rio sanhauá - Comunidades da Ilha do Bispo, Alto do Mateus, Favela do S e Varadouro.




Adutora Translitorânea


A Adutora Translitorânea localizada na Região do Litoral Sul da Paraíba vai beneficiar a população da Grande João Pessoa (Bayeux, Cabedelo, Conde, Santa Rita) no aporte de água trazidas dos rios Papocas e Cupiçura. A obra vai garantir água também para a população de Alhandra e Conde. A Translitorânea é a maior obra do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC I) da Paraíba e está orçada em R$ 160 milhões. A nova adutora deverá será entregue dentro de 12 meses. 



Ferrovia Transnordestina

A transnordestina vai ligar Eliseu Martins, no Piauí, a Suape, em Pernambuco, e Pecém, no Ceará. Com 1.728 quilômetros, a obra deverá estar pronta em dezembro de 2013.

Representantes da Paraíba tem mantido contato com o presidente da Transnordestina Logística S/A, para discutir a implantação de um ramal da ferrovia na Paraíba, que cortaria o Estado de Cabedelo a Cajazeiras.

A Paraíba já dispõe de malha ferroviária definida, unindo os dois extremos, de Cabedelo a Cajazeiras. Há apenas a necessidade de adaptação desta malha ferroviária. Esta adaptação seria a transformação da bitola métrica em bitola mista, atual padrão mundial, para isso basta incluir na bitola mais um dormente.